Emoção Energia

A Crise do Coronavírus e o Primeiro Chakra

Written by Lily Serafim

Tudo é Energia


No universo tudo é energia, nós somos energia. E esse conceito já foi um dia meramente místico, mas não é mais. A ciência vêm se dedicando mais e mais em estudos relacionados à energia e chegando em descobertas incríveis que comprovam o que os místicos já haviam descoberto a milhares de anos atrás.

Estamos em um ponto da humanidade onde a ciência e a espiritualidade estão se encontrando, e isso vêm causando uma revolução na nossa realidade e forma de ver a vida.

Tendo isto em vista, não podemos mais ignorar o fato de que somos energia, e enquanto não conhecermos o nosso sistema energético tão bem como conhecemos o nosso corpo físico, e aprendermos a cuidar dele, estaremos vivendo somente com a metade do potencial que nós temos. 

A Complexidade e
Completude do Ser Humano


O ser humano é o complexo mais lindo e perfeito da natureza.

Ao conhecer o funcionamento do corpo físico, com todas as suas células e sistemas já podemos ficar perplexos com sua perfeição, mas isso é apenas a metade.

Quando descobrirmos a complexidade do corpo energético, poderemos finalmente entender como o ser humano é perfeito e completo em si mesmo.

Nosso corpo energético é composto por um sistema de 7 chakras principais que recebem, assimilam e transmitem energia vital, e assim governam, cada um deles, um aspecto diferente da nossa vida, com uma qualidade diferente de energia. 

Assim, alguns deles são responsáveis pelas nossas questões práticas da vida, conectadas com a matéria, outros pelas questões afetivas, enquanto que outros ainda pela nossa espiritualidade e conexão com algo superior, o que torna o ser humano completo e único.

Sabendo disso, e considerando o momento particular e intenso em que estamos passando como humanidade, podemos nos questionar como tudo isso está afetando a nossa energia, do ponto de vista do sistema de chakras.

O Primeiro Chakra e
a Crise do Coronavírus


Este cenário planetário que a pandemia do coronavírus nos apresentou, com tantas incertezas e perdas, lockdown mundial e crise econômica, está nos afetando de forma coletiva, diretamente em diversos chakras.

Mas sem dúvidas, o primeiro chakra vêm sofrendo um incrível impacto.

A palavra do primeiro chakra é “sobrevivência”, portanto ele está relacionado com nossos extintos básicos de sobrevivência e consequentemente com a nossa realidade material, nossas necessidades básicas, casa, comida, vida financeira.

Depende também do equilíbrio do primeiro chakra a nossa sensação de segurança e saúde física.

Portanto, é mais do que evidente como a onda que estamos atravessando e tudo aquilo que está sendo ativado com ela - medo da morte, medo de perder o trabalho, medo da crise econômica, medo de perder a saúde... - está atingindo diretamente a vitalidade do primeiro chakra.


Mas como saber se o seu primeiro chakra está sendo afetado?

Podemos observar que algum chakra está em desequilíbrio ao nos observar, observando a nossa vida, e verificando a presença de alterações emocionais, alterações de comportamento, mudanças no corpo físico, e também observando como a área correspondente à esse chakra está na nossa vida, se está fluindo de maneira fácil ou em dificuldade.

Para saber o quanto o seu primeiro chakra está sendo afetado perceba se algumas dessas situações relatadas abaixo ressoam com você.

Equilíbrio do Primeiro Chakra

Quando temos o primeiro chakra em equilíbrio podemos relaxar com a total confiança que nada nos faltará. Temos facilidade em lidar com as coisas práticas da vida, nos sentimos enraizados e estáveis.

Desequilíbrio do Primeiro Chakra

Quando temos o 1o chakra em desequilíbrio podemos apresentar quadros de ansiedade e dificuldade de lidar com o estresse. Medo excessivo, dor física especialmente nos ossos e articulações, fadiga e falta de energia e entusiasmo na vida.

O que fazer para cuidar da energia do primeiro chakra nesse momento?

A primeira coisa, e sem dúvida a mais importante, é trazer consciência para esse aspecto da sua vida. 

Reconhecer e validar as emoções e sensações que estiverem presentes, como medo, ansiedade, preocupações, pode ajudar muito.

Quando estamos perante a determinadas sensações e emoções que são desagradáveis temos a tendência em escondê-las ou não lhes dar a devida atenção, mas o simples reconhecimento e validação de tais emoções nos ajudam a ter mais espaço e maturidade para lidar com elas.

Algumas coisas fáceis podem ajudar você a cuidar do seu primeiro chakra, confira abaixo:

1. Alimentação

O primeiro chakra está relacionado à saúde física, portanto manter uma alimentação saudável é fundamental para cuidar da vitalidade do primeiro chakra.

Além de uma alimentação saudável, alimentos naturais de cor vermelha, raízes e proteínas animais, tais como: soja, tofu, ovos, feijões, carne, acelga roxa, beterraba, podem também ajudar no equilíbrio do primeiro chakra. 

2. Auto-Massagem

Já que a vibração do primeiro chakra está relacionada com o corpo físico, sessões de auto-massagem com toques profundos são altamente indicadas para enraizar e expandir a consciência do corpo físico.

3. Conexão com a natureza

O elemento do primeiro chakra é a terra, por isso atividades como jardinagem e caminhadas na natureza, se for possível pra você nesse momento, são excelentes maneiras para enraizar e equilibrar o chakra da raíz.

4. Mover o Corpo

Se mover com consciência é uma das melhores formas para estar presente no corpo físico e fortalecer o primeiro chakra. Você pode fazer isso através de atividades físicas como: corrida, caminhada, dança, ginástica, yoga... Aproveite a diversidade de ofertas online que está acontecendo nesse momento!

5. Meditação

A prática da meditação é sem dúvidas a melhor ferramenta para trazer consciência para diversas emoções que podem estar te visitando nesse momento, e te ajudar a lidar com ansiedade e estresse.

Como já disse anteriormente, trazer consciência para o que está acontecendo com você, reconhecer e validar os seus sentimentos, pode ser desafiador, mas é a coisa mais importante a ser feita, e a meditação é a prática que nos oferece este espaço de consciência.

Confira abaixo uma meditação simples e eficaz para equilibrar o chakra da raíz.

Meditação para Equilibrar
o Chakra da Raíz


Enraizando

  • Sentado com a sola dos pés apoiadas no chão ou de pé, respire profundamente pelo nariz e visualize que raízes saem pela sola dos seus pés e descem cada vez mais profundas até o centro da terra. Sinta essa conexão com a terra, através de suas raízes.

  • Inspire profundamente pelo nariz e sinta uma luz vermelha radiante subindo do centro da terra, através de suas raízes e tomando conta de todo o seu corpo, expire profundamente pela boca e sinta essa luz vermelha radiante descendo pelo seu corpo e retornando ao centro da terra.

  • Continue essa respiração profunda visualizando essa troca de luz vermelha com a terra por 10 minutos. Depois permaneça em silêncio, observando os efeitos no seu corpo.


  • E se você está curioso em saber mais sobre como viver com uma quantidade maior de energia, não deixe de assistir à nova Masterclass gratuita com Rita Upadhi Maggi: Viva Toda a Sua Energia

    Com essa Masterclass você finalmente entenderá o universo da energia e aprenderá técnicas simples e eficazes para aplicar no seu dia-a-dia e assim viver com mais vitalidade, presença e em sintonia com o universo.

    >> Reserve sua vaga aqui


    Compartilhe nos comentários abaixo como esta meditação te tocou e como foi a tua experiência.

    Será um prazer para nós ouvir sua experiência e assim enriquecer nosso aprendizado 😉

    Facebook Comments

    About the author

    Lily Serafim

    Lily é fisioterapeuta de formação acadêmica, terapeuta holística e instrutora de meditação e yoga, apaixonada pelo ser humano e sua habilidade de se auto-curar. Lily é co-fundadora do One Love Institute, onde o seu trabalho é direcionado para dar suporte à pessoas para descobrir sua verdadeira essência e assim poder viver o propósito maior de suas almas.