Energia Saúde

14 Maneiras de Trazer Energia Positiva para sua Vida

Written by Akshi Coelho

Quem de nós nunca teve um dia ruim? 

Aquela sensação de ter levantado com o pé esquerdo, em que nada parece dar certo e você não vê a hora que o dia termine?

Mas você já parou para pensar se os seus pensamentos, emoções e estilo de vida podem ter um peso no seu dia ruim? 

Como Obtenho Energia Positiva?

Transformar a energia da sua vida do negativo para o positivo é uma questão de vontade e de hábito.

Confira a seguir maneiras simples para trazer energia positiva ao seu dia!

1. Você está dando atenção para qual energia?

É comum que no dia a dia você se deixe levar pelas tendências negativas dos ambientes que frequenta e com quem convive. Rodinhas de conversa falando mal do chefe, criticando a política, julgando o parente... E o pior, as críticas internas.

Entenda que o Universo é um espelho, ele sempre te dará mais daquilo que você estiver vibrando. Se você vibra uma energia negativa, assim ele te retornará, com situações ou pessoas com estão na mesma frequência.

Faz sentido agora se o seu dia nunca melhora quando “acorda com o pé esquerdo”?

Porque você colocou na cabeça que o dia será ruim. A cada aspecto negativo, você só reforça que o dia não está bom e que vai continuar assim. E assim vai ser, porque nós somos co-criadores da nossa realidade, é assim que o Universo funciona.

O primeiro passo para mudar esta realidade é se observar, e fazer a escolha de vibrar com pessoas, lugares e pensamentos positivos.

2. Mude o foco

Você pode passar o dia de mau humor, magoado, culpando tudo e todos por algum aspecto na sua vida. Ou pode deixar de dar atenção para algo negativo, substituindo por um pensamento diferente.

Você pode escolher não dar energia para o que não soma nem te engrandece, a escolha é sua!

Por mais que uma situação possa ser difícil, você pode sempre escolher olhar pelo lado positivo, você determina o foco...

O que você está aprendendo com aquilo? 

Em quê você pode melhorar para ter um novo resultado caso essa experiência se repita?

Desta forma você não cai na posição de vítima da situação, mas toma responsabilidade pelas suas experiências e se torna dono da sua vida.

Entenda que todos os fatos não são positivos nem negativos, mas neutros. É você quem dá uma versão positiva ou negativa a ele.

Assim, quando vier o lado ruim sobre algo à mente, mude o foco para a gratidão do aprendizado, por exemplo.

3. Atenção às armadilhas da auto-sabotagem

Hoje em dia, fala-se muito em auto-sabotagem. 
No entanto, algumas de suas facetas passam quase que imperceptíveis no dia a dia. Piadinhas do tipo:

“eu sou um zero à esquerda em relacionamentos”,
“nunca vou conseguir emagrecer”,
“não tenho dinheiro”,
“sou muito explosivo e não tenho como mudar”,

entre tantas outras, apenas revelam o que você pensa sobre si mesmo.

São afirmações que você faz e, para mudar a forma como seu inconsciente te enxerga, mude para frases como:

“os relacionamentos anteriores me trouxeram aprendizados para estar mais preparado quando conhecer outra pessoa”
“estou me esforçando a cada dia para emagrecer gradativamente e cuidar da minha saúde”
“minha situação financeira está melhorando a cada dia”.

Ou seja, você tem que dar um novo olhar para essas frases baseadas em crenças limitantes e alinhá-las com o seu esforço no presente.

4. Amor-próprio e aceitação da realidade

Nada na sua vida vai florescer se você não cultivar o amor-próprio.

Se não sente amor por si mesmo, como poderá senti-lo vindo dos outros?

Se você não se admira, não se elogia, não acredita no seu potencial... como será?

Somos condicionados a olharmos para os nossos defeitos, a identificá-los e ressaltá-los com grande facilidade.


E quanta energia você dedica às suas qualidades?

O primeiro passo para o amor-próprio é se aceitar exatamente como você é hoje.

Com todos os defeitos que enxerga, com todas as falhas, mágoas, medos e fracassos.

Mas também com todas as qualidades que você não se dá ao trabalho de reconhecer.

Que tal experimentar listá-las agora?

Treine sua mente a mudar este padrão. A cada pensamento ou comentário sobre os seus defeitos, enumere outras cinco qualidades que você tenha!

5. Liberte-se do passado

O tempo é um grande sábio que nos faz enxergar o aprendizado ao longo da vida. Entretanto, ele não volta, não pode mudar o que já passou.

Observe a lição a partir dos seus erros e das demais pessoas.


Não guarde mágoas de ninguém, pois uma ação impensada nunca vem do amor, e sim de um lugar onde existe uma dor profunda. Você pode ter externalizado suas dores ou as recebeu de outras pessoas.

Libere as pessoas e a si mesmo por algo que aconteceu. Tenha compaixão por essa dor sem a necessidade de condenar a ação que a desencadeou.


Viver no passado é alimentar uma carga energética negativa de mágoa, ressentimento, rancor, dor, decepção, tristeza, raiva e culpa.

Liberte-se dessas amarras. Lembre-se de que estar preso ao passado é negar a vida no presente.

6. Não dê seu poder aos outros

Quando cultiva-se o amor-próprio, fica mais fácil entender que você é a única fonte de felicidade e plenitude na sua vida.

Quando você se envolve nessa atmosfera de amor, aceitação e apoio internos, percebe que os sentimentos vindos de terceiros não irão te completar, mas te complementar. 


Há pessoas que passam anos ou uma vida inteira colocando a expectativa da sua felicidade sobre os outros, como o(a) companheiro(a) ou filhos. E passam a cobrar, a alimentar a frustração de não serem atendidas. Isso ocorre porque elas dão poder aos outros.

O processo é o mesmo quando você julga, critica e culpa alguém por ter feito algo de errado ou apenas ter um defeito. Quando você foca no aspecto negativo de uma pessoa, já sabe o que o Universo vai te devolver, não é?

Pois bem, você vai continuar a se irritar e perder o controle sobre o seu humor. Questione qual o motivo que faz você se incomodar tanto com o comportamento dos outros a ponto de te desanimar e ficar nervoso.

Lembre que você é a fonte de toda a felicidade e também de toda a tristeza. As pessoas podem apertar os seus botões, mas elas só vão ativar aquilo que já existe dentro de você.

Portanto deixe as pessoas, as situações –os seus professores- irem embora. Mergulhe dentro do seu universo interno e tome o seu poder.

7. Não diga “sim” quando quer dizer “não”

Já parou para observar se a maioria das suas decisões se baseiam no que você realmente deseja ou no fato de agradar aos outros?

Quantas vezes disse “sim” quando queria gritar um sonoro “não”?

Ir contra sua verdade, suas necessidades e prioridades só te fazem desgastar sua energia.

Diga sim a algo que faça sentido para você.

E se decidir fazer, assuma o seu “sim” e encontre um propósito positivo para fazer aquilo que se determinou com alegria e satisfação. Uma vez que aceitou fazer algo, faça-o com 100% de vontade.

E se sente que têm um não dentro de você, expresse-o com clareza.

Seja fiel a você mesmo.

8. Permita-se sorrir

Sabendo que o Universo ressoa com as vibrações dos seus pensamentos, emoções e atitudes, é possível ter uma ideia da energia positiva contida em um sorriso.

Olhe-se no espelho e sorria mais para si mesmo.

Procure momentos para relaxar rindo à vontade, com situações ou conteúdo que te faça enxergar a diversão na vida. 

Abrir um largo sorriso espanta pensamentos negativos que seu ego deseja criar.

Sorria sempre!

9. Seja grato

Junto com o sorriso, agradeça por tudo à sua volta. 
Busque o aprendizado obtido a partir dos erros, dificuldades e frustrações, assim como as inúmeras bênçãos no seu caminho.

Insira a gratidão na sua rotina diária. Comece o dia agradecendo pela existência, pela oportunidade de recomeço, pela casa, família, amigos, trabalho... E à noite, agradeça pelas conquistas e aspectos positivos das situações vivenciadas.

Uma ótima maneira de promover essa energia positiva é a partir dos seus hábitos.

Já pensou em fazer um diário de gratidão? Pegue um caderninho e anote 5 ou mais fatores aos quais você se sente grato. Faça isso todos os dias e você sentirá o resultado em pouco tempo. Se o desânimo voltar a bater, releia os dias anteriores e relembre as notícias positivas que tem acumulado.

A gratidão permite que você abra seu coração e sinta o amor que a vida te traz através dos acontecimentos e pessoas à sua volta. E assim, sua percepção também começa a mudar.

Também é recomendável praticar a gratidão antecipada, que é agradecer pelo dia que se inicia, pelas vibrações, novidades, resultados e melhorias ao longo dele. Isso dá um outro ânimo para enfrentar sua jornada.

Experimente!

10. Esqueça as preocupações

Sabe qual o real significado da preocupação?
É esperar que algo poderá dar muito errado no futuro e você não sabe como vai solucionar isso. Ou seja, você está pensando em uma realidade que sequer aconteceu e que está completamente tomada de energia negativa.

Esteja ciente do seu poder de atrair pessoas e situações em ressonância com o que você vibra. Visualize as probabilidades positivas em tudo e, ainda que algo aconteça fora do esperado, tenha em mente que você pode encontrar uma solução, e ainda mais, um aprendizado, para tudo.


Viva focado em encontrar soluções e aprendizados e não problemas.

Toda a vez que você vibra na falta ou na dificuldade, você está se identificando com sua mente, não com a sua essência.

Lembre-se que a mente mente. Pare, tome uma respiração profunda e se reconecte.

11. Esteja presente

Toda a sua consciência de vida existe em um único momento: no eterno agora. Portanto, lembre-se de que suas vibrações e suas experiências trarão resultados positivos ou negativos, conforme sua intenção.

Algumas dificuldades podem ser inevitáveis, mas cabe a você aproveitar a sabedoria obtida para transformar sua realidade.

Para desviar o foco de qualquer pensamento atrelado ao passado ou ao futuro, concentre-se no que está fazendo, por mais simples que seja sua tarefa...

“Estou lavando a louça e organizando a minha casa...”

Qualquer coisa já será melhor do que alimentar minhocas na cabeça, certo?

Essa consciência de estar no presente vai permitir, com o tempo, que você observe os pensamentos que surgem e como o controle do seu humor está em suas mãos a cada instante.

Não vai demorar muito para você irradiar sua energia positiva a tudo e a todos ao seu redor!

12. Observe-se e medite

As práticas acima terão a oportunidade de fazer com que você se conheça melhor, identifique reações e tendências da mente e hábitos de comportamento.

Focar em aflorar a energia positiva está intimamente associado ao processo de crescimento pessoal. Afinal, ninguém consegue vibrar uma frequência que não seja sincera. 

É por isso que a meditação vem ganhando um apoio cada vez maior, até mesmo da classe médica. São diversos os estudos que apontam os benefícios de serenar a mente, sentir a paz interior e praticar a observação dos pensamentos que cultiva interiormente.

Praticar meditação diariamente faz com que você relaxe, reduza o nível de estresse e sinta o momento presente. Ela diminui o ruído provocado pela mente, que gera impaciência, ansiedade, medo e incerteza para tomar decisões importantes. 

Esta simples prática treina seu cérebro para que você se desligue do passado e do futuro, além de identificar as crenças que te bloqueiam. 

Meditar traz a consciência de volta ao controle da sua vida, permitindo que viva de forma mais plena e feliz ao longo do tempo.

13. Exercícios para viver no agora

Para somar a todas essas maneiras para atrair energia positiva, pratique atividades físicas.

O exercício físico faz com que você leve o seu foco para o corpo, que está sempre no momento presente.

Dessa forma a atividade física é um importante instrumento para fazer a mente se acalmar e te trazer para o aqui e agora. 

Além disso, durante a atividade física o corpo libera substâncias que geram bem-estar, amenizam o estresse e te conectam com a fonte inesgotável de paz e alegria dentro de você.

14. Espiritualize-se

Busque práticas que façam sentido para você e que te conectem com algo superior, algo maior.

Seja uma filosofia de vida, uma religião ou técnicas que promovam o bem-estar interior e criem uma conexão com o divino. Existem tantos caminhos, escolha aquele que toca o seu coração, e traga esses ensinamentos e aprendizados para a sua vida diária.

O mais importante é conseguir associar esse bem-estar às suas atividades, suas emoções, pensamentos e objetivos.

É integrar-se a todas as formas que te permitam expandir sua sabedoria e, claro, sua energia positiva.


Tem mais alguma dica que funcione para você? Compartilhe com a gente abaixo e deixe seus comentários abaixo!

Facebook Comments

About the author

Akshi Coelho

Akshi Coelho é terapeuta holístico, pesquisador, fascinado por uma nova visão educacional e motivador pessoal. Ele é co-fundador do One Love Institute, que tem o objetivo de dar suporte à pessoas para encontrar a sua verdadeira essência e assim chegar mais perto do seu propósito de vida e felicidade.