A imunidade inata fornece a primeira linha de defesa contra agressores externos.
Por isso, no momento em que estamos, sinto que é importante compartilhar com vocês algumas dicas para lidar com a situação e reduzir riscos de contágio de qualquer tipo de gripe.
Além das regras simples de higiene, que certamente todos já conhecem (lavagem das mãos, distância das pessoas, ficar em casa,…), é muito importante cuidar do nosso sistema imunológico, dando ao corpo aquilo que ele precisa para se fortalecer.
Dicas para fortalecer o seu sistema imunológico
Segue então algumas dicas para incluir em sua rotina diária para fortalecer o seu sistema imunológico:
1. Hidratação
Em primeiro lugar, mantenha-se hidratado. Beba água durante todo o dia, idealmente água pura ou com um pouco de limão. Muita água diminui o risco de infecções virais, por isso não deixe de beber água!
2. Vitamina C
É importante observar que existem evidências para apoiar o fato de a Vitamina C fortalecer o seu sistema imunológico, e assim prevenir e reduzir riscos de infecção, reduzir efeitos dos sintomas, e potencialmente acelerar o processo de cura.
Você pode começar a tomar vitamina C imediatamente; pelo menos 3 gramas por dia, espalhados por todo o dia. Isso signigica uma cápsula de 1.000 miligramas a cada 8 horas, ou uma colher de chá de Vitamina C em pó dissolvido em um litro de água, que você pode beber durante o dia.
Caso você sinta alguns sintomas, você pode aumentar sua ingestão de vitamina C: uma colher de chá cheia (de 4 a 5 gramas) em água (o que ajuda a mantê-lo hidratado) a cada 3 ou 4 horas. E continue tomando.
3. Alimentação
Como é importante manter o sistema imunológico forte neste momento, é bom entender quais alimentos podem ajudar seu sistema imunológico e quais podem enfraquecê-lo. Comida é remédio, e isso não é apenas uma afirmação clichê; é uma das melhores formas de assistência médica preventiva.
Então, vejamos alguns alimentos importantes a serem evitados no momento e alguns alimentos importantes a serem consumidos no momento.
Tentem comer o máximo de produtos frescos e não processados, para manter o seu sistema imunológico forte. Pode incluir na sua alimentação:
- Frutas cítricas (vitamina C)
- Brócolis (vitamina A, C, E e antioxidantes)
- Alho / Cebola
- Gengibre
- Espinafre
- Amêndoas (Vitamina E)
- Curcuma / Açafrão da Índia / Pimenta Preta
Comer muitas frutas e vegetais crus ajuda na hidratação e a fornecer ao corpo os nutrientes que ele precisa. Comece a tomar sucos de vegetais e frutas, como laranja, cenoura, beterraba, limão, gengibre, pepino, maçã... você pode encontrar várias receitas online.
A dica importante é realmente evitar alimentos que enfraquecem o seu sistema imunológico, como:
- Alimentos processados e fast-food
- Cafeína
- Álcool
- Alimentos com produtos químicos e conservantes
- Refrigerantes
- Açúcar refinado
- Carboidratos com alto índice glicêmico, como pães e massas
- Adoçantes artificiais
Esses alimentos fazem parte de uma grande parte das dietas ocidentais comuns e, dado o estado geral de saúde no Ocidente, me parece coerente considerar a dieta como uma das razões pelas quais tantas doenças crônicas atingem a população.
4. Exposição ao sol
A exposição solar é o método mais eficaz para atingir níveis adequados de vitamina D.
Estudos recentes indicam que a vitamina D pode desempenhar um papel na proteção contra gripes e resfriados. Dada a sua influência no sistema imunológico e nas cascatas inflamatórias, a vitamina D pode desempenhar um papel importante na prevenção e no tratamento da infecção.
A alimentação não deve ser considerada uma fonte satisfatória de vitamina D. São poucos os alimentos que contêm vitamina D e os que a possuem têm-na em tão baixas quantidades que o seu teor acaba por não ser representativo. Por isso, para evitar a carência da substância é importante tomar de 15 a 20 minutos de sol ao dia.
A vitamina D pode ser também consumida em suplementos. As diretrizes do Institute of Medicine aumentaram a dose diária recomendada de vitamina D para 600 unidades internacionais (UI) para todos com idades entre 1 e 70 anos, e aumentaram para 800 UI para adultos acima de 70 anos.
5. Exercício físico
Apesar do exercício físico não ser vacina para nenhuma doença, com certeza, o fortalecimento do sistema imunológico sempre vai proporcionar uma resposta mais rápida e eficaz contra qualquer quadro de infecção.
O exercício alivia o trabalho do sistema imunológico, acelerando a eliminação de micróbios e outros perigos porque:
- Demanda respiração mais profunda. Isso fortalece os músculos que participam da respiração, melhora a função pulmonar e o aporte de oxigênio para os tecidos.
- Estimula a circulação. As células imunológicas deslocam-se mais rapidamente, atacando e destruindo os agentes invasores antes que causem lesões.
- Aumenta a transpiração. A consequência é a eliminação mais rápida dos resíduos do metabolismo pela pele.
- Reforça a atividade muscular. Isso facilita o retorno do sangue ao coração e melhora a circulação da linfa.
- Melhora a autoconfiança e a autoestima. Está comprovado que o exercício reduz os efeitos negativos do estresse.
Nunca é tarde para começar a melhorar sua saúde por meio de exercícios físicos. Além de estabelecer uma rotina de exercícios de força (musculação) e/ou aeróbicos (como correr, pedalar, nadar ou dançar), aproveite todas as oportunidades para se pôr em movimento, fortalecendo assim o coração, tonificando os músculos e melhorando a função da maioria dos órgãos e sistemas do organismo.
6. Meditação
A meditação, além de melhorar a atenção e promover o relaxamento, contribui para o fortalecimento do sistema imunológico.
Como nosso corpo funciona de maneira harmoniosa, com inter-relação entre os sistemas nervoso, endócrino e imunológico, a redução do estresse faz com que o organismo se fortaleça e fique menos suscetível a diversas doenças.
Quer saber mais sobre meditação?
Então assista ao nosso curso online gratuito Meditação Fácil para o Mundo Moderno, com 4 aulas para esclarecer todas as suas dúvidas sobre meditação e aprender a meditar de forma fácil, prática e simples.
>> Comece o curso gratuito aqui
Deixe seu comentário e nos deixe saber como você pretende fortalecer o seu sistema imunológico nesse momento que o seu corpo precisa.