Energia Saúde

Dicas para Fortalecer o Sistema Imunológico na Prevenção ao Coronavírus

Escrito por Akshi Coelho

A imunidade inata fornece a primeira linha de defesa contra agressores externos.

Por isso, no momento em que estamos, sinto que é importante compartilhar com vocês algumas dicas para lidar com a situação e reduzir riscos de contágio de qualquer tipo de gripe.

Além das regras simples de higiene, que certamente todos já conhecem (lavagem das mãos, distância das pessoas, ficar em casa,…), é muito importante cuidar do nosso sistema imunológico, dando ao corpo aquilo que ele precisa para se fortalecer.


Dicas para fortalecer o seu sistema imunológico

Segue então algumas dicas para incluir em sua rotina diária para fortalecer o seu sistema imunológico:

1. Hidratação

Em primeiro lugar, mantenha-se hidratado. Beba água durante todo o dia, idealmente água pura ou com um pouco de limão. Muita água diminui o risco de infecções virais, por isso não deixe de beber água!

2. Vitamina C

É importante observar que existem evidências para apoiar o fato de a Vitamina C fortalecer o seu sistema imunológico, e assim prevenir e reduzir riscos de infecção, reduzir efeitos dos sintomas, e potencialmente acelerar o processo de cura.

Você pode começar a tomar vitamina C imediatamente; pelo menos 3 gramas por dia, espalhados por todo o dia. Isso signigica uma cápsula de 1.000 miligramas a cada 8 horas, ou uma colher de chá de Vitamina C em pó dissolvido em um litro de água, que você pode beber durante o dia.

Caso você sinta alguns sintomas, você pode aumentar sua ingestão de vitamina C: uma colher de chá cheia (de 4 a 5 gramas) em água (o que ajuda a mantê-lo hidratado) a cada 3 ou 4 horas. E continue tomando.

3. Alimentação

Como é importante manter o sistema imunológico forte neste momento, é bom entender quais alimentos podem ajudar seu sistema imunológico e quais podem enfraquecê-lo. Comida é remédio, e isso não é apenas uma afirmação clichê; é uma das melhores formas de assistência médica preventiva.

Então, vejamos alguns alimentos importantes a serem evitados no momento e alguns alimentos importantes a serem consumidos no momento.

Tentem comer o máximo de produtos frescos e não processados, para manter o seu sistema imunológico forte. Pode incluir na sua alimentação:

  • Frutas cítricas (vitamina C)
  • Brócolis (vitamina A, C, E e antioxidantes)
  • Alho / Cebola
  • Gengibre
  • Espinafre
  • Amêndoas (Vitamina E)
  • Curcuma / Açafrão da Índia / Pimenta Preta

Comer muitas frutas e vegetais crus ajuda na hidratação e a fornecer ao corpo os nutrientes que ele precisa. Comece a tomar sucos de vegetais e frutas, como laranja, cenoura, beterraba, limão, gengibre, pepino, maçã... você pode encontrar várias receitas online.

A dica importante é realmente evitar alimentos que enfraquecem o seu sistema imunológico, como:

  • Alimentos processados e fast-food
  • Cafeína
  • Álcool
  • Alimentos com produtos químicos e conservantes
  • Refrigerantes
  • Açúcar refinado
  • Carboidratos com alto índice glicêmico, como pães e massas
  • Adoçantes artificiais

Esses alimentos fazem parte de uma grande parte das dietas ocidentais comuns e, dado o estado geral de saúde no Ocidente, me parece coerente considerar a dieta como uma das razões pelas quais tantas doenças crônicas atingem a população.

4. Exposição ao sol

A exposição solar é o método mais eficaz para atingir níveis adequados de vitamina D.

Estudos recentes indicam que a vitamina D pode desempenhar um papel na proteção contra gripes e resfriados. Dada a sua influência no sistema imunológico e nas cascatas inflamatórias, a vitamina D pode desempenhar um papel importante na prevenção e no tratamento da infecção.

A alimentação não deve ser considerada uma fonte satisfatória de vitamina D. São poucos os alimentos que contêm vitamina D e os que a possuem têm-na em tão baixas quantidades que o seu teor acaba por não ser representativo. Por isso, para evitar a carência da substância é importante tomar de 15 a 20 minutos de sol ao dia.

A vitamina D pode ser também consumida em suplementos. As diretrizes do Institute of Medicine aumentaram a dose diária recomendada de vitamina D para 600 unidades internacionais (UI) para todos com idades entre 1 e 70 anos, e aumentaram para 800 UI para adultos acima de 70 anos.

5. Exercício físico

Apesar do exercício físico não ser vacina para nenhuma doença, com certeza, o fortalecimento do sistema imunológico sempre vai proporcionar uma resposta mais rápida e eficaz contra qualquer quadro de infecção. 

O exercício alivia o trabalho do sistema imunológico, acelerando a eliminação de micróbios e outros perigos porque:

  • Demanda respiração mais profunda. Isso fortalece os músculos que participam da respiração, melhora a função pulmonar e o aporte de oxigênio para os tecidos.

  • Estimula a circulação. As células imunológicas deslocam-se mais rapidamente, atacando e destruindo os agentes invasores antes que causem lesões.

  • Aumenta a transpiração. A consequência é a eliminação mais rápida dos resíduos do metabolismo pela pele.

  • Reforça a atividade muscular. Isso facilita o retorno do sangue ao coração e melhora a circulação da linfa.

  • Melhora a autoconfiança e a autoestima. Está comprovado que o exercício reduz os efeitos negativos do estresse.

Nunca é tarde para começar a melhorar sua saúde por meio de exercícios físicos. Além de estabelecer uma rotina de exercícios de força (musculação) e/ou aeróbicos (como correr, pedalar, nadar ou dançar), aproveite todas as oportunidades para se pôr em movimento, fortalecendo assim o coração, tonificando os músculos e melhorando a função da maioria dos órgãos e sistemas do organismo.

6. Meditação

A meditação, além de melhorar a atenção e promover o relaxamento, contribui para o fortalecimento do sistema imunológico.

Como nosso corpo funciona de maneira harmoniosa, com inter-relação entre os sistemas nervoso, endócrino e imunológico, a redução do estresse faz com que o organismo se fortaleça e fique menos suscetível a diversas doenças. 

Quer saber mais sobre meditação?

Então assista ao nosso curso online gratuito Meditação Fácil para o Mundo Moderno, com 4 aulas para esclarecer todas as suas dúvidas sobre meditação e aprender a meditar de forma fácil, prática e simples.

>> Comece o curso gratuito aqui


Deixe seu comentário e nos deixe saber como você pretende fortalecer o seu sistema imunológico nesse momento que o seu corpo precisa.

Facebook Comments

Sobre o autor

Akshi Coelho

Akshi Coelho é terapeuta holístico, pesquisador, fascinado por uma nova visão educacional e motivador pessoal. Ele é co-fundador do One Love Institute, que tem o objetivo de dar suporte à pessoas para encontrar a sua verdadeira essência e assim chegar mais perto do seu propósito de vida e felicidade.